Será iniciado em breve um projeto para crianças, adolescentes e também adultos que quiserem aprender informática básica, na região do Sítio Ventania
Há pouco tempo, acreditava-se numa "situação prejudicial" quando pessoas do meio rural se informatizavam. A crença era de que poderia haver um êxodo rural devido esse contato.
Mas a informática sempre nos surpreende.
E por que não no campo?
Já foi provado que crianças do meio rural que têm contato com a internet, por exemplo, não sentem vontade de abandonar o trabalho do campo.
Certamente porque aquele contato diário com uma natureza mais rica, somado com o acesso a informações em tempo real e a interação que a internet produz, desestimula a tentativa de morar e se empregar em centros urbanos ou periferias.
Como o assunto é informatização, usamos a internet pra mobilizar pessoas que possuem computadores parados, antigos, com algum defeito, com configuração que possa rodar um Windows XP, que possam doar esses computadores. Eles serão devidamente reparados para que possam ser usados em uma sala de aula que será levantada no Sítio Ventania. Serão 10 computadores montados em rede dentro dessa sala de aula.
Os pais dos futuros alunos estarão construindo a sala através de um mutirão, os materiais de obra serão doados pela Pedreira Muriaé e Premoldados Muriaé. As máquinas serão doadas por amigos e interessados em ajudar.
Com a sala montada, teremos condição de solicitar à prefeitura de Miraí um aval para iniciarmos o processo de requerimento de uma conexão via satélite para oferecer também um acesso de internet para os alunos de informática básica.
Existe um projeto de internet do governo para áreas como a de Ventania, que é o GESAC (www.gesac.gov.br).
Mãos à obra!
Vamos conseguir os computadores para colocarmos essa sala em funcionamento e conseguir colocar essas crianças em contato com a informática.
Os exemplos de sucesso são muitos quando o conhecimento adquirido na internet é aplicado no campo.
Notícias do projeto:
05/04, terça feira, terminou o projeto para construção da sala. O projeto foi feito pela Home Office de Rio das Ostras. Em poucos dias estaremos com o projeto elétrico em mãos e prontos para iniciar as obras.
Em breve, mais atualizações!
Eduardo Almeida
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFala meu amigo, ótima atitude a sua!!!
ResponderExcluirEu quero doar um HUB"izinhho" de 8 portas - encore.
Não é muita coisa não, mais dá para conectar alguns PC's à internet.
Uma pequena contribuição, diante de uma grande atitude.
Um abraço,
Vinicius & Danielle