Após a detecção de que o riacho João do Monte, no trecho interno da RPPN do Sítio Ventania, tornou-se um berçário natural de alevinos, quando testes foram realizados por alunos de escolas, evidenciando essa boa ação da natureza, iniciaram as atividades para a melhoria e proteção dessa nova situação.
A primeira ação foi a sinalização e orientação, proibindo a pesca durante todo o ano, tornando crime ambiental, nesse trecho.
Inclusão do sistema do berçário na atualização do Plano de Manejo.
Outras ações futuras são necessárias, incluindo melhoria da qualidade da água no trecho, onde pode-se estender o projeto para a troca dos sistemas de fossa para tratamento total dos efluentes sanitários.
E o mais importante é o estudo de todas as condições para orientação nos cuidados que deverão ser tomados.
Os peixes são dóceis, não se espantam com a presença humana, uma vez que não vêem riscos enquanto estão dentro da unidade. Pelo contrário, quando os peixinhos vêem os "humanos", se aglomeram, certamente na expectativa de receber comida.
Em um dos poços é possível sentar em uma cadeira, dentro da água, e deixar os peixinhos se alimentarem nas mãos.
Visando o estudo e melhoria da qualidade da água, a RPPN do Sítio Ventania promoveu diversas reuniões com técnicos, engenheiros, biólogos e técnicos da Emater, a fim de participar de editais para a finalidade de proteção desse berçário natural de alevinos.
Um edital foi preenchido no dia 31/03, destinado a uma fundação.
Um video de 2 minutos foi feito para a participação do edital, como atendimento de uma das exigências do processo de seleção. Você poderá ver para entender o projeto.
O momento agora é aguardar a conclusão das avaliações.
Vamos torcer!